ENTREVISTA: Secretária de Saúde de Presidente Figueiredo e a Coordenadora Da Vigilância em Saúde falam sobre aumento do número de casos de Covid-19 no Município.

0
64

Em virtude do aumento do número de casos de Covid-19 no Município de Presidente Figueiredo, entrevistamos na tarde desta sexta-feira (15), a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Sandra de Lima Braga e a Coordenadora Da Vigilância em Saúde de Presidente Figueiredo, Rose Santarém.

Elas relatam na entrevista o motivo do aumento do número de casos, o número de óbitos e medidas que devem ser tomadas para tentar diminuir os casos no Município de Presidente Figueiredo.

Primeiramente, conversamos com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Sandra de Lima Braga, que respondeu as seguintes perguntas:

1. Qual o motivo do número do aumento de casos de Covid-19 em Presidente Figueiredo?

A explicação é baseada no que diz a epidemiologia. São pessoas idosas, portanto do grupo de risco, com comorbidades e que é sabido por todos que complicam o quadro de saúde com mais facilidade.

  1. O aumento dos casos também se deve a questão do isolamento social, tendo em vista que observamos diariamente as pessoas circulando pelas ruas do Município?

Sim e estamos insistindo nisso, quanto mais se faz o isolamento social, principalmente, das pessoas que são dos grupos de risco, mais se tem a possibilidade da diminuição do número de casos. Lamentavelmente não estamos vendo isso ocorrer.

  1. E o aumento do número de óbitos?

Acontece que são pessoas idosas, grupos de risco e com comorbidades como hipertensão, diabetes. Tivemos pacientes que vieram a óbito porque tinham problema renal crônico, problema de hipertensão e diabetes, enfim, pacientes do grupo de risco, como o próprio nome diz, são pessoas com mais facilidade de complicações e óbito.

  1. A facilidade de acesso a capital Manaus, através da BR-174, pode ser considerado um fator importante na proliferação de Coronavírus em Presidente Figueiredo?

Contribui e muito, como exemplo na última quarta-feira (13), tivemos o caso de um Senhor, testado positivo a Covid-19 em Manaus, ele não encontrou a medicação na Capital, então se deslocou até Presidente Figueiredo, com a receita médica em mãos, para pegar a medicação e continuou no Município. Sabemos que ele está albergado na casa de amigos em Figueiredo.

  1. No seu ponto de vista técnico, o que precisa ser feito para amenizar esse aumento do número de casos de Covid-19?

No meu ponto de vista como técnica é promover o distanciamento social. É evitar com que as pessoas estejam nas ruas, é o fechamento real do comércio, nós temos que retirar as pessoas das ruas por pelo menos 15 dias, caso contrário, nós não vamos conseguir diminuir o número de casos de Coronavírus em Presidente Figueiredo.

Em seguida, entrevistamos a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Rose Campos, que contribuiu respondendo aos questionamentos a seguir.

  1. Por que o aumento de casos de Covid-19 em Presidente Figueiredo?

Os casos de Covid-19 positivos, se dá ainda por falta de consciência das pessoas que não está obedecendo os decretos e o distanciamento social, tem pessoas que se aglomeram em filas, estão circulando normalmente no comércio, não utilizam máscara e isso vem aumentando o número de casos positivos dentro de Figueiredo.

  1. Hoje, dia 15 de Maio, quantos infectados nós temos no Município de Presidente Figueiredo?

No boletim de hoje, nós tivemos 211 casos confirmados.

3. Óbitos também aumentaram. Quantos óbitos temos hoje, 15 de Maio e qual a justificativa?

Hoje temos 10 casos de óbito no Município. Todas as pessoas que vieram a óbito possuem alguma comorbidade como hipertensão, diabetes ou são pessoas idosas. E repito, também por falta de consciência das pessoas de manterem o distanciamento social. Orientação todos estão tendo, mas não estão obedecendo.

4. Por que as pessoas estão sendo infectadas?

Além da família está levando a contaminação, as pessoas recebem os viajantes, os turistas, dentro das casas, que estão vindo pra cá pra se esconder da Pandemia que está em Manaus, e acabam vindo pra dentro das Comunidades e infectam as pessoas.

5. Faça um apelo a população de Presidente Figueiredo.

Que as pessoas tenham consciência, cumpram o distanciamento social, que elas fiquem em casa. Isso é muito sério e infelizmente as pessoas só aprendem quando acontece com alguém da própria família. Peço a todos que cumpram os Decretos, que usem máscara e não fiquem circulando pelas ruas da cidade.

Cuidando Das Pessoas

Trabalhando Pela Cidade

Todos Contra o Covid19

Fica Em Casa Figueiredo


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui