Manaus libera 5ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com baixa imunidade

Segundo a Semsa, a aplicação da dose para o público está disponível nos mais de 80 pontos de vacinação da cidade.

0
52

Manaus/AM – Pessoas a partir de 18 anos de idade com alto grau de imunossupressão podem receber a 5ª dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a aplicação da dose para o público está disponível nos mais de 80 pontos de vacinação da cidade.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que deve ser respeitado um intervalo de pelo menos quatro meses desde o recebimento da 4ª dose, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A secretária informou que o Ministério da Saúde considerou a necessidade de adequar o esquema vacinal para imunossuprimidos por conta da redução da efetividade da vacina nesse público, comprovada a partir de estudos científicos, por conta de sua condição preexistente de saúde.

“A 5ª dose está sendo ofertada normalmente dentro da campanha, nos mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid administrados pela secretaria. É importante que os usuários apresentem um laudo que comprove sua condição de imunossupressão, junto do documento de identificação com foto e o cartão de vacina, que conste as doses recebidas anteriormente”, disse a secretária.

Grávidas e adolescentes

De acordo com a titular da Semsa, o intervalo de quatro meses para a 5ª dose também é válido para gestantes e puérperas com imunossupressão, a partir de 18 anos de idade. Já os adolescentes imunossuprimidos, de 12 a 17 anos, podem tomar até a 4ª dose, quatro meses após a aplicação da 3ª.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui