Assista: Isabelle Nogueira dá aula para Rodriguinho sobre termo ‘pejorativo’ que ele se referiu a ela no BBB24

Cunhã-poranga do Boi Garantido explicou o termo adequado.

0
53

BRASIL – O cantor Rodriguinho recebeu uma aula da amazonense Isabelle Nogueira durante a madrugada desta sexta-feira (12) por tê-la chamado de “índia” no ao vivo do BBB24.

Isabelle, juntamente com Beatriz e Davi, foi pré-indicada pelo pagodeiro para o segundo paredão do programa, que será formado ainda hoje. Rodriguinho se referiu a amazonense como “nossa índia, Isabelle”, gerou desconforto, e uma rápida intervenção durante a transmissão ao vivo veio do apresentador Tadeu Schmidt, que aconselhou o líder a chamar os colegas pelos nomes.

Na madrugada, a cunhã-poranga do Boi Garantido, de Parintins, explicou para o pagodeiro que o uso do termo remete a uma conotação pejorativa oriunda do período colonial. No Brasil, o termo “índio” para designar os povos originários começou a ser questionado a partir dos anos 1970, com o surgimento de forma mais sistemática de um ativismo indígena.

“O termo ‘índia’ é um termo meio que pejorativo, o mundo está compreendendo isso agora. Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originário. ‘Índia’ foi quando o colonizador chegou no Brasil e quis falaram que nós parecíamos o povo da Índia”, disse a dançarina.

Em resposta ao esclarecimento de Isabelle, Rodriguinho demonstrou interesse em aprender e se educar sobre o assunto. Reconhecendo a importância da evolução e da reeducação, o cantor carioca afirmou que a partir daquele momento já sabia como se referir corretamente ao povo indígena.

Esse episódio no BBB24 trouxe à tona uma discussão relevante sobre o uso de termos pejorativos e a importância da conscientização sobre sua carga histórica e cultural. O termo “índia”, quando utilizado no contexto brasileiro, traz consigo uma conotação negativa devido à sua origem histórica, quando os colonizadores chegaram no Brasil e associaram o povo brasileiro ao povo indiano, sem levar em consideração a diversidade étnica e cultural presente no território.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui