RESULTADO DE COARI: ‘KEITTON PINHEIRO’ É ELEITO O NOVO PREFEITO DE COARI.

0
68

COARI – Depois de uma disputa acirrada com os demais candidatos, ‘Keitton Pinheiro’, com um pouco mais de 53% dos votos, foi eleito neste domingo (05) o mais novo prefeito do município de Coari, juntamente com o seu vice ‘Edilson Lima’ .

Além de ‘Keitton’, o cargo foi disputado pelos candidatos ‘Mil Mitouso’, ‘Zé Henrique’ e ‘Robson Tiradentes’. Mas no final quem levou a melhor foi ‘Keitton Pinheiro’,

No total, 44 mil eleitores eram esperados nos locais de votação.

‘Keitton’ e ‘Edilson’ devem tomar posse em janeiro de 2022. O novo prefeito será diplomado no próximo dia 16.

‘Keitton’ é primo do ex-prefeito ‘Adail Pinheiro Filho’, que foi reeleito no ano passado, e teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por ser o terceiro mandato consecutivo entre membros de uma mesma família. Nesta mesma eleição, ‘Keitton’ foi eleito como vice de Adail.

Cassação

O ex-prefeito ‘Adail Filho’ e o vice, ‘Keitton Pinheiro’, tinham sido reeleitos no 1º turno das eleições municipais de 2020. Segundo o TRE, eles não poderiam comandar a prefeitura, porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.

Isso porque o pai do prefeito, ‘Adail Pinheiro’ foi eleito em 2012, mas cassado pela justiça em 2014. Na ocasião, ‘Raimundo Magalhães’ assumiu o cargo e completou o mandado. No entanto, em 2016, ‘Adail’ foi eleito prefeito e reeleito em 2020.

O espaço de tempo entre o afastamento do pai e a eleição do filho, foi usado como argumento pela defesa do prefeito para alegar que houve ruptura temporal entre os mandados de pai e filho, mas os desembargadores afirmaram que jurisprudências antigas do TSE e do STJ mostram que esse argumento não prosperou.

No início de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em relação à cassação do mandato de ‘Adail Filho’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui