RAYLAN BARROSO PREFEITO DE EIRUNEPÉ, INVESTIGADO PELA POLÍCIA FEDERAL PODE SER PRESO A QUALQUER MOMENTO; ENTENDA

0
1257

AMAZONAS – Para entendermos melhor o contexto da queda do atual prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, é preciso contar desde o princípio.

Raylan Barroso foi eleito prefeito do município de Eirunepé em 2016, favorecido pela atrapalhada e controversa gestão do, na época, prefeito Bara que tinha como apoiador José Melo, posteriormente cassado e preso por corrupção, e esquecido pelo prefeito. Vários empresários da cidade também o apoiaram e ajudaram a financiar sua campanha, empresários como o Gildo Chaves perseguido pelo prefeito, esposo de uma tia de Raylan e JB, Zé Buchudo, a quem ele persegue no momento.

Uma de suas promessas na época de sua campanha, Raylan garantiu que os antecessores Dissíca e Bara iriam ser punidos pelos seus atos, porém quem acabou sendo alvo de operação e corre o risco de ser cassado e preso, é próprio Raylan Barroso.

Ainda em sua campanha, ele prometeu realizar uma gestão revolucionaria, transparente, “honesta” e totalmente comprometida com os interesses da população, entretanto, hoje se encontra sob investigação da policia federal, TCE e do Ministério Público.

Quando assumiu seu primeiro mandato em 2017, herdou uma cidade com alguns problemas sociais e estruturais, a malha viária estava um tanto comprometida, mas prometeu asfaltar todas as ruas, deixar a cidade plena, sem buracos, toda via resolveu transformar os vários em um único buraco na cidade toda. Quem anda pelas principais ruas de Eirunepé tem a sensação de que a mesma sofreu um bombardeio com mísseis russos ou israelenses.

Já em 2018, no mandato tampão de Amazonino, e seu segundo ano, recebeu 18 milhões para melhorar o sistema viário da cidade e nada de substancial foi feito. A cidade de Eirunepé parece um cenário dos filmes Mad Max.

Ele tirou o município da inadimplência para poder angariar convênios e conseguiu, são varias escolas, abatedouro, creches, ginásios esportivos, UBS e, até o famoso banho do tira, onde só foi erguido uma placa da obra e nunca foi iniciada. Foram concluídas duas UBS e algumas praças, é aqui onde começam as suspeitas de superfaturamento.

Uma escola de 12 salas, ao lado da UBS Zezito Barroso, virou um perigoso matagal cheio de ferro e cimento camuflados pela vegetação que tomou conta do local. Em frente a referida obra, abortada pela incompetência da gestão e da construtora, há um complexo esportivo e de lazer do qual faz parte a Praça do Amor que está pela metade.

Raylan Milionário em sete anos

Em recente e controverso pronunciamento na única rádio comunitária da cidade, FM do Povo, da qual ele mantém um link em sua residência, proibido por lei, para atacar moral e vilmente a figura de um dos empresários mais bem sucedidos e queridos da cidade, Zé Buchudo.

Segundo o prefeito, o empresário José Barbossa de Oliveira, popularmente conhecido como JB ou “Zé Buchudo” enriqueceu ilicitamente, além de sonegar impostos, palavras do prefeito proferida na emissora comunitária de comunicação, fato que ele próprio iria denunciar a Receita Federal e de fato foi feito, se não foi ele foi alguém muito incomodado pelo sucesso empresarial do JB, há uma denúncia protocolada contra o empresário na Receita Federal.

Mas, quando se fala em enriquecimento “ilícito” ou precoce, o do prefeito chama atenção até dos mais leigos em economia e matemática, pela velocidade e a coincidência com seus mandatos frente a prefeitura. O prefeito tem uma casa numa comunidade chamada Santa Rita, construída com madeira de lei de fazer inveja aos maiores empresário da cidade, construiu outra na comunidade matrinxã, também com estrutura vultuosa, sendo que passa pouco tempo na cidade, nem tem tempo de desfrutar do conforto de ambas.

Segundo os moradores da cidade, o prefeito é obcecado por terras, talvez nenhum politico do Estado tenha uma casa com as dimensões geográficas e a estrutura de sua casa em Eirunepé, parece mais um Resort Caribenho. No interior o referido imóvel está avaliado em torno de mais ou menos 15 milhões.

Além de suas várias casas e terrenos na mesma e em outras ruas. Sua irmã, que dizem que dizem ter um grande poder de mando administração municipal, em pouco tempo montou um dos maiores materiais de construção da cidade, o único que produz tinta, um restaurante, no térreo de um hotel que dizem ser de sua propriedade, lanchonetes e um bufê, talvez o único que produz os eventos da prefeitura.

Já na capital Manaus, o prefeito tem duas casas no Condomínio Alfa Garden, outras no mesmo bairro (Parque das Laranjeiras), além de uma loja de suplementos esportivos, recém inaugurada, em nome do filho um garoto de 19 anos, uma empresa de dedetização: BIOLIMPO, na mesma rua, em um dos bairros com o metro quadrado mais valorizado da cidade de Manaus, Vieira-Alves , além de outros imóveis. Inclusive, há uma denúncia de que há um prédio de oito andares recém inaugurado, também no mesmo conjunto. A informação está sendo checada para atestar se realmente está em seu nome, ou faz parte de algum laranja.

A riqueza precoce do prefeito e de sua família, principalmente de sua irmã, se coincidem com o tempo de sua gestão à frente da prefeitura do município de Eirunepé.

Alvo de investigação Federal

Raylan Barroso e um restrito grupo de pequenos e médios comerciantes, empresários, políticos e secretários são investigados pela Operação: “CAMA DE GATO” da POLICIA FEDERAL que realizou a primeira fase em abril de 2023 e aguarda a conclusão do processo elaborado pelo Ministério Público Federal, para retornar a cidade e concluir seu trabalho.

Dentre as acusações formuladas pelos Ministérios Públicos Federal e estadual dão conta do descaminho de 10 milhões da saúde, na época da pandemia, recurso da construção de 33 escolas indígenas e mais recentemente em denuncia o MP estadual acusa o prefeito de ter dado descaminho em 16 milhões destinando ao melhoramento do sistema viário da cidade.

Em controverso e desconexo programa de rádio, o prefeito se diz temente a Deus, será?

Vejamos: um conflito recente envolvendo terras, levou um dos maiores fazendeiros da cidade o mesmo, que é hipertenso, a sofrer um AVC, o referido ainda se encontra em processo de convalescença em Manaus, depois de ser submetido a um procedimento cirúrgico no cérebro em um hospital de Manaus. Quando tentava se aposentar por tempo de serviço, Edy Conrado, ex-prefeito de Eirunepé por 16 anos, orientado por seu advogado, entrou com pedido de equiparação de sua aposentadoria ao salário de prefeito, mas foi negado por Raylan no seu primeiro ano de mandato, apesar do Raylan ter sido criado por seu irmão com grande ajuda do ex-governador Amazonino Mendes.

O empresário a quem o prefeito denunciou à Receita Federal foi um dos apoiadores e financiadores de sua primeira eleição em 2016. A pergunta que não quer calar é : qual Deus habita no coração de Raylan Barroso, mesmo? Um Deus pagão?

Na disputa empresarial que o prefeito trava com os empresários locais deixa claro que ele não entendeu que politico não é eleito para concorrer com empresários e empreendedores da cidade, ou está mal intencionado? O papel de um gestor público é cuidar da cidade e das pessoas, o que parece estar deixando a desejar, politico tem que entender que os empresários são responsáveis pela geração de emprego e renda na cidade, são geradores de impostos. Os gestores têm que dar condições para que os mesmos tenham um bom desempenho e que possam ajudar no desenvolvimento da cidade.

Mas Raylan Barroso é rancoroso, vingativo, perseguidor e, pelo que vimos, um péssimo gestor…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui