Provas da EJA são aplicadas para apoiar mulheres a romperem ciclo de violência

0
121

Manaus/AM – Cinquenta e três mulheres assistidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estão fazendo provas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na quinta (18) e sexta-feira (19). A medida é uma iniciativa do Governo do Amazonas em ofertar serviço integral para que mulheres consigam sair do ciclo de violência.

A ação é uma parceria entre a Sejusc e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, para que as assistidas no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) concluam o Ensino Médio. Ao todo, 16 mulheres farão as provas de Ensino Fundamental, e 37 do Ensino Médio.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Lilian Gomes, destaca que a Sejusc atua como porta de entrada para denúncias de mulheres em situação de violência, com o auxílio psicossocial, encaminhamento para delegacia ou para atendimento de saúde, se for o caso. Após esse primeiro contato, a Sejusc segue o acompanhamento.

“Nós temos um trabalho integral com a mulher, que passa pela identificação das necessidades dela, como ensino, mercado de trabalho, porque sabemos que muitas permanecem no ciclo por causa da dependência financeira, então, estimular e facilitar que elas concluam o Ensino Médio ou Técnico, é dar mais oportunidades”, frisa Lilian.

Por meio do projeto Direitos, Equidade, Liberdade, Autonomia e Segurança entre as Mulheres (Delas)- que viabiliza as iniciativas educacionais – 10 mulheres foram certificadas em 2023, em uma cerimônia realizada no Cream, com participação da Sejusc e Secretaria de Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui