AMAZONAS – Moradores do município de Eirunepé, no interior do Amazonas, estão se organizando para fazer uma grande manifestação no dia 16 de novembro, em frente na praça central, para cobrar o prefeito Raylan Barroso sobre o abandono que a cidade vive e o atraso no salário dos servidores públicos do município.
O diferencial do movimento é que todos têm que estar trajando vermelho, cor que foi predominante na campanha de SON, o indicado de Raylan Barroso.
Os servidores estão preocupados com o atraso, pois o mandato de Raylan Barroso está quase acabando. Estamos no mês de novembro e o orçamento está próximo de ser encerrado. Isso significa que o governo de Raylan Barroso pode não ter recursos suficientes para cumprir suas obrigações.
Muito se cogita que a verba destinada aos servidores está sendo usada para encobrir o rombo que Raylan deixou na prefeitura de Eirunepé, a especulação ganha ainda mais força com a atitude do atual prefeito em dificultar a transição de governo para a prefeita eleita em 2024, Professora Áurea.
Transição de governo
Apesar de uma comissão ter sido incluída, a prefeita eleita afirma que Raylan Barroso não está cooperando e que isso prejudica a preparação para o novo mandato, especialmente, no que diz respeito às informações administrativas, econômicas e financeiras do município.
A representação também denuncia que o prefeito atual teria solicitado à Câmara Municipal de Eirunepé a doação de bens públicos para uso pessoal, bens esses que deveriam ser destinados ao serviço público.
A falta de transparência na transição de governo em Eirunepé pode gerar multa ao atual prefeito, Raylan Barroso, por não repassar informações essenciais à nova gestão.