O resultado dos projetos inscritos na 19ª edição do programa será divulgado até 25 de maio de 2020.
São Paulo – O edital 2019 do Rumos Itaú Cultural, que este ano completa 22 anos, foi lançado nesta segunda-feira (2), na sede do Instituto, em São Paulo.
Diversidade, hibridismo, geografia, territórios e redimensionamento de fronteiras são alguns dos conceitos que nortearão as ações do Itaú Cultural nesta 19ª edição. O período de inscrição começa nesta terça-feira (3) e vai até 18 de outubro de 2019. O resultado será divulgado até 25 de maio de 2020. Mais informações no site www.rumositaucultural.org.br.Eduardo Saron, diretor cultural do Rumos Itaú Cultural, enfatizou que a ideia é garantir que o programa seja plural na diversidade de projetos, amplitude e locais. “O país precisa reafirmar seu momento e pluralidade cultural”, destacou.
De acordo com Vânia Leal, curadora e pesquisadora, o cerne do edital traz à tona a diversidade cultural. “Verificamos que exigirá respeito a cada comunidade que participe do projeto. A Amazônia, por exemplo, passou por todo processo de ocupação.
Hoje há um mistério sobre essa Amazônia devido a todo fluxo migratório que resultou num ‘continente’ porque tem uma produção ímpar. Belém e Manaus tiveram contato com produção europeia. Isso juntou com as suas particularidades e fez diferença no conjunto. Fora a questão geográfica que é complexa”, avaliou a educadora, que é natural do Pará.
Vânia Leal citou ainda que o edital tirou a complexidade de inscrição. “Isso é democrático e pertinente”, disse. “Não é projeto de patrocínio, mas de parceria. Já baixamos o valor ou aumentamos quando percebemos que o proponente não mensurou o tamanho e detalhes e a relação com o Itaú”, completou Eduardo Saron. Ele lembrou que, no ano anterior, foram investidos R$15 milhões e, este ano, esse valor deve ser ampliado.
Aninha de Fátima, gerente de Comunicação do Itaú Cultural, explicou que os projetos passam pela avaliação de 40 pessoas do Brasil inteiro, de todas as áreas. “Todos recebem leitura de um especialista e mais três outros olhares”.
“Na edição passada, 700 projetos passaram a essa segunda etapa. A seguir tem a imersão dos finalistas. No total, quem chega na segunda fase tem 26 leitores do projeto. É efetivamente lido e efetivado com carinho. Queremos que o Brasil seja representado. Há justificativa de nota. Fazemos análises comparativas porque ajuda no processo todo”, completou Vânia Leal. Ela disse ainda que quem produz no Norte tem olhar diferenciado na questão do mercado. “Mas, trabalhamos na questão qualitativa na escolha”, destacou.
“A força do Rumos é ter diversidade de olhares nas comissões. E precisamos ter inscrições do Norte”, completou Eduardo Saron. A caravana “Caminhada Rumos”, que percorrerá o país, estará em Manaus no dia 10 de outubro, com participação de Edson Natale, gerente do Núcleo de Música, e Sofia Fan, gerente do Núcleo de Artes Visuais.
Fonte: d24am