A ação, realizada em conjunto pelas policias Civil e Militar, foi realizada no início da madrugada desta segunda-feira (2), em todas as zonas da capital.
Manaus – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou, nesta segunda-feira (2), a operação ‘Exemplo’. O objetivo era cumprir mandados de busca e apreensão em nome de adolescentes suspeitos no envolvimento de atos infracionais. A operação, integrada pelas policias Civil e Militar, cumpriu 15 dos 44 mandados em todas as zonas da capital.
O balanço da ação foi apresentado na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). Segundo a SSP-AM, de janeiro até agosto deste ano, já foram apreendidos 1.019 adolescentes, sendo 901 do sexo masculino.“Alguns menores não estavam em casa quando fomos cumprir os mandados de busca e apreensão. Os pais desses jovens se comprometeram em apresentar os adolescentes.
Esse trabalho em conjunto vem somar, nos sete primeiros meses do ano, mais de mil menores apreendidos. Eles têm idade entre 16 e 17 anos e a maior parte das detenções aconteceram nas zonas norte e leste de Manaus”, explicou Louismar Bonates, titular da SSP-AM. Ao todo, 200 policiais participam da operação e o deslocamento das equipes foi acompanhado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte e pelo delegado-geral Lázaro Ramos.
Uma das apreensões envolveu um adolescente que matou o próprio irmão, no ano passado, com uma facada no peito. Na época, o suposto assassino tinha 17 anos e o irmão 18. O crime teria sido motivado por uma discussão após irmão mais velho descobrir que o mais novo mantinha relações sexuais com um homossexual.
Além deste caso, um outro envolvendo um adolescente de 16 anos que teria supostamente estuprado uma menina de 13 anos com quem ele namorava, teve mandado de prisão cumprido.
As apreensões ocorreram nos bairros Tarumã, Lago Azul, Zumbi, Centro, São Francisco e Cidade de Deus.
Fonte: d24am