O óleo diesel que estava sendo transportado pelo rebocador que naufragou no último domingo, 25, começou a atingir o rio Amazonas. Um vídeo gravado nesta quarta-feira mostra uma mancha do combustível na margem do rio bem próximo ao local onde está a embarcação.
Desde que naufragou, o rebocador Antônio Domingos, da empresa Rio Negro Navegação permanece ancorado próximo a comunidade São Pedro. Segundo os tripulantes, eles estavam transportando combustível para abastecer outra embarcação que estava vindo de Porto Velho (RO). O ponto de encontro seria na Boca do Madeira.
Na manhã desta quarta-feira, um integrante da família do comandante que segue desaparecido filmou a margem do rio Amazonas atingida por uma extensa mancha de óleo que estava vazando do rebocador que permanece no mesmo local desde o acidente.
Os moradores da comunidade São Pedro onde está a embarcação, estão preocupados. Eles usam a água para o consumo e atividades domésticas. Uma ribeirinha que preferiu não se identificar disse que o vazamento do óleo prejudica as famílias.
“Usamos a água para beber, tomar banho, lavar roupa, limpar a casa. Com esse vazamento vamos ser prejudicados porque a margem já está toda atingida” lamente a moradora, denunciando que até o momento nenhum órgão de proteção ambiental se manifestou sobre o caso.