A Uber opera em mais de 100 cidades brasileiras e muitos passageiros solicitam viagens intermunicipais. Mas o motorista Uber pode dirigir em outra cidade?
De acordo com uma pesquisa do jornal Estado de S.Paulo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, em outubro de 2015, a Uber tinha 6 mil motoristas parceiros pelo país. O número dobrou em seis meses e hoje já são mais de 600 mil motoristas.
O que era visto por alguns apenas como uma renda extra, hoje é entendido como uma profissão séria, digna de estudos e técnicas para a melhoria do serviço e um maior faturamento.
Inclusive, já circulam pela internet diversas estratégias ensinando como melhorar seus lucros na Uber. Descobrir os melhores horários é um exemplo delas.
Assim, falando em melhores corridas, imagine pegar um passageiro que está se deslocando para outra cidade. A viagem provavelmente será longa e o valor final alto. Mas o motorista Uber pode dirigir em outra cidade?
Sim, a Uber permite que seus motoristas dirijam em uma cidade diferente da qual estão cadastrados.
Regras para dirigir em outra cidade
Sabendo que o motorista Uber pode dirigir em outra cidade, é preciso se atentar a algumas regras. A primeira delas é que a cidade faça parte do mesmo estado no qual ele tem seu cadastro. Por exemplo, se Pedro Silva é motorista e se cadastrou na cidade de Duque de Caxias ele pode realizar uma viagem até Petrópolis. Isso acontece porque as duas cidades pertencem ao Rio de Janeiro.
Além disso, após deixar o passageiro no seu destino em Petrópolis, o motorista receberá chamadas na cidade normalmente.
Motorista Uber pode dirigir em outro estado?
Quando se trata de viagens interestaduais a resposta é: depende. No geral, o motorista cadastrado no Rio de Janeiro não pode dirigir em São Paulo, por exemplo. A Uber permite apenas que seus motoristas levem passageiros do seu estado de cadastro para outro. Entretanto, ele não conseguirá receber novas chamadas dentro daquele novo estado.
Por exemplo: Depois da viagem entre Duque de Caxias e Petrópolis, Pedro Silva recebeu uma nova solicitação. Dessa vez, a viagem seria de Petrópolis para Juiz de Fora, em Minas Gerais. Como a viagem foi solicitada dentro do seu estado de cadastro, ele pôde aceitar normalmente. Porém, ao chegar em Minas Gerais, Pedro não conseguiu atender novas chamadas.
Troca de estado
Contudo, existe um cenário no qual o motorista Uber pode dirigir em outra cidade fora de seu estado. Se ele mudou de endereço ou está em uma viagem com a família e deseja trabalhar neste tempo, ele pode. Para isso, ele deve enviar sua solicitação para o suporte do aplicativo. Ou, se preferir, pode comparecer no Centro de Atendimento da cidade.
Aplicativos regionais
Outra forma de conseguir realizar corridas em outras cidades e estados é através dos aplicativos de transporte regionais.
Os apps regionais funcionam da mesma forma que a Uber, 99 e semelhantes. A diferença é que são pensados de acordo com as particularidades de cada região.
Além disso, o dono do aplicativo que define regras como os valores da corrida, a forma de cobrança de passageiros, as tarifas descontadas de motoristas.
E é o dono que vai definir também o alcance e as permissões das corridas. Ou seja, o limite de quilômetros entre o passageiro que solicita e um motorista e as regiões de atuação desses motoristas.
No mais, ter um app regional ainda possibilita o transbordo. Isto é, quando um app da Bahia tem um cliente indo para o Paraná. Ele não tem nenhum motorista disponível lá, mas conhece um outro app regional que atua no estado. Assim, os gestores dos dois aplicativos formam uma parceria, combinam valores e aquele passageiro passa a utilizar o app do Paraná ao longo da viagem. Dessa forma, todos os envolvidos saem ganhando