Manaus inicia campanha de vacinação contra a pólio na segunda-feira (27)

Ação vai acontecer em todas unidades básicas de saúde da rede assistencial, de acordo com a Semsa.

0
115

MANAUS – A campanha de vacinação contra a poliomielite vai ter início na próxima segunda-feira (27), em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação vai acontecer em todas unidades básicas da rede assistencial.

De acordo com a Semsa, a campanha, que ocorre em todo o Brasil, segue até o dia 13 de junho, tendo o dia 8 de junho como “Dia D” de mobilização.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que o esquema vacinal contra a poliomielite prevê, desde 2016, três doses de vacina inativada, aos dois, quatro e seis meses de idade, mais duas doses de reforço com a vacina oral, a “gotinha”, aos 15 meses e aos quatro anos. As duas serão ofertadas durante a campanha, antecipa ela, atendendo toda a população de crianças menores de 5 anos.

“Além das salas de vacina abertas, nossas equipes da estratégia Saúde da Família vão atuar na busca ativa de crianças nas comunidades. E vamos também levar a vacinação para escolas públicas que atendem a faixa etária alvo da campanha nacional”, disse a secretária.

Shádia comentou ainda que, além de atualizar a proteção das crianças contra a doença, a imunização contribui para manter afastada a possibilidade de ressurgimento da poliomielite no país.

“Você que é pai, mãe, leve suas crianças para vacinar. Com isso, estará contribuindo para evitar que essa doença terrível um dia volte a afligir nossos pequenos”, afirmou.

Nas salas de vacina da Semsa, pais e responsáveis devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação da criança.

A lista de unidades da rede básica que integram a campanha, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Vacinação e cobertura

 

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatizou o papel da campanha nacional para mobilizar a população em geral em torno da vacinação contra a poliomielite. Ela lembra que as coberturas vacinais tiveram queda progressiva a partir de 2016, com percentuais em boa parte abaixo de 95%, seguindo agora em lenta recuperação.

“Com a campanha, vamos oportunizar o acesso às vacinas para mães, pais e responsáveis, buscando elevar os índices de crianças vacinadas contra a doença no município”, aponta a gerente.

Em 2018, conforme Isabel, Manaus teve cobertura vacinal contra a poliomielite de 74,52% em crianças menores de 1 ano, seguindo com percentuais de 82,68%, em 2019; 71,39%, em 2020; 83,15, em 2021; e 82,4%, em 2022. No ano passado, o índice de crianças com esquema básico completo contra a poliomielite na capital foi de 88,25%, e neste ano, até o momento, alcança 96,2%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui