Manaus — Após amanhecer sob forte chuva nesta segunda-feira (18), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) informou que a estimativa de precipitação instantânea do radar de Manaus indica chuva significativa, com potencial para causar múltiplos desastres, tais como inundações, movimentos de massa e enxurradas.
De acordo com o órgão, áreas de instabilidade indicam potencial chuva de intensidade moderada a forte sobre a capital e os demais municípios circunvizinhos da Região Metropolitana de Manaus. O alerta é válido para esta segunda até às 14h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta Laranja com chuvas intensas e potencial risco e o entro de Cooperação da Cidade (CCC) informou que as temperaturas devem variar entre 25°C como mínima e 31°C como máxima, proporcionando um clima ameno ao longo do dia. Quanto à umidade, a previsão é que fique entre 75% como mínima e 95% como máxima, indicando um ambiente úmido na região.
Conforme a Defesa Civil, o bairro Jorge Teixeira na zone leste da capital registrou acumulados de precipitação de 35.37 mm.
Estações pluviométricas no Amazonas com registro de acumulados de precipitação acima de 30 mm nas últimas 24 horas:
1 – HUMAITÁ (São Pedro): 51.22 mm;
2 – LÁBREA (Vila Falcão): 40.28 mm;
3 – MANAUS (Jorge Teixeira): 36.37 mm;
4 – MANAUS (Igarapé do Mindu): 32.8 mm.
Conforme registro dos pluviômetros automáticos no portal CEMADEN.
Canal de atendimento 24 horas
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.
É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico, e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações caso haja alterações significativas.