Maioria da população aceitaria tomar a vacina contra a dengue, diz pesquisa

0
279
A pesquisa também revelou o que a população acha da atuação do Governo Federal

Pesquisa mostra que 86% da população brasileira aceitaria tomar a vacina contra a dengue, se tivesse disponível e 85% se disseram muito preocupados com a quantidade de casos no País que, mesmo em queda e estabilização em alguns Estados, já passam de 3 milhões, segundo o Ministério da Saúde. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa InnQuesti divulgada e divulgada no último fim de semana.

Outros 11% afirmaram estar razoavelmente preocupados, 2% pouco preocupados e apenas 1% disseram estar nada preocupados.

A pesquisa também revelou o que a população acha da atuação do Governo Federal e, logo, do Ministério da Saúde, no combate à dengue. Um total de 19% considerou ótima ou boa as ações do governo; 58% avaliaram como regular, 22% como ruim ou péssimo e 1% não sabem ou não quiseram responder.

Quando a mesma pergunta foi feita sobre a atuação dos governos estaduais e suas respectivas secretarias de Saúde, resultados semelhantes foram obtidos: 17% consideraram ótimo ou bom; 55% avaliaram como regular; 26% acham ruim ou péssimo; 2 não souberam ou não quiseram responder.

RESPONSABILIDADE

No entanto, ao serem questionados sobre de quem é a reponsabilidade pelo aumento dos casos de dengue no Brasil, 72% dos entrevistados afirmaram que a própria população é a principal responsável. Já 14% atribuíram a responsabilidade ao Governo Federal, 5% aos governos estaduais, 5% aos governos municipais e 4% não sabem ou não responderam.

Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o Brasil concentra 70% do total de casos entre os países da América Latina e Caribe.

A pesquisa do InnQuesti foi realizada entre os dias 10 e 11 de abril, com um universo de 1.000 entrevistas por telefone, confiabilidade de 95%, margem de erro de 4% em todas as regiões do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui