Estudo indica infecção pelo ar em ambiente fechado e mal ventilado

0
71

“Este inquérito sugere que, em ambientes fechados onde o ar recircula, a SARS-CoV-2 é uma doença altamente transmissível”, escreveram os pesquisadores.

Atese da transmissão do vírus pelo ar que cada um expira e inspira, ao invés das grandes gotículas expelidas por espirros e tosse, foi inicialmente negligenciada pelas autoridades sanitárias no mundo, antes de uma reviravolta no verão europeu face à pressão de muitos especialistas em vírus respiratórios e de um acumulado de estudos sobre a presença de partículas virais em microgotículas aerotransportadas exaladas pela mera fala.

Num artigo publicado nesta terça-feira pela revista médica norte-americana Jama Internal Medicine, especialistas de centros chineses de controle das doenças descrevem ter interrogado e testado passageiros que foram transportados em dois ônibus para um evento budista na cidade de Ningbo, a 19 janeiro, num percurso de 50 minutos (com regresso nos mesmos veículos). Ninguém usava máscara.

Uma pessoa sexagenária, sem sintomas, foi muito provavelmente o caso inicial, tendo tido contatos anteriores com pessoas de Wuhan, onde a epidemia começou. Ela viajou sentada do lado direito, np meio do veículo 2, entre dois passageiros.

No total, outros 23 passageiros deste carro ficaram contaminados, entre 68 pessoas. Pelo contrário, nenhuma infecção foi registrada no carro número 1, idêntico.

O circulo de infecções era muito mais alargado do que as filas em torno da pessoa de 60 anos, com pessoas infectadas na parte da frente e na parte de trás do ônibus: se o vírus se transmitisse apenas em gotículas de grande dimensão, o circulo teria sido menor, pois geralmente caem dentro de um perímetro de um a dois metros.

Por outro lado, o paciente inicial não tinha sintomas no momento da viagem, pelo que não tossiu.

O sistema de climatização do carro fez recircular o ar dentro do veículo e não o renovou, o que, provavelmente, contribuiu para propagar o vírus, concluíram os autores da pesquisa.

“Este inquérito sugere que, em ambientes fechados onde o ar recircula, a SARS-CoV-2 é uma doença altamente transmissível”, escreveram.

O estudo, minucioso e que inclui um plano do veículo com a posição de cada pessoa contaminada, junta-se a outros no mesmo sentido, nomeadamente o caso de múltiplas contaminações entre mesas de um restaurante em Cantão, provavelmente potencializadas por um sistema de ventilação que não renova o ar no interior.

A pandemia do coronavírus que provoca a covid-19 já provocou pelo menos 851.071 mortes e infectou mais de 25,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui