Equipe técnica da Susam, visita Ala de internação para pacientes do Covid-19 em Presidente Figueiredo

0
133

A Equipe Técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) esteve nesta quarta-feira(6), visitando a ala exclusiva para internação de pacientes com Covid-19 (Coronavírus), que deve ser entregue o mais breve possível pelo Prefeito Romeiro Mendonça à população de Presidente Figueiredo. Serão 13 leitos de internação.

O local foi projetado de forma irregular, pela Gestão Interina do Presidente da Câmara de Presidente Figueiredo, comprometendo todo o ambiente de segurança hospitalar. A obra foi recebida pela gestão de Romeiro Mendonça, fora dos padrões técnicos de engenharia sanitária e hospitalar, estabelecidas pelos órgãos competentes e por conta disso, a equipe técnica foi vistoriar as instalações e confirmou as irregularidades.


“Nós encontramos alguns problemas na condição desse anexo relacionados ao fluxo e a distribuição dos ambientes, mas considerando a situação da saúde, não só do município, mas de todo o Estado por conta dessa pandemia, nós já discutimos e propomos algumas adequações a esses espaços para que a gente consiga usar” ressalta o arquiteto da Susam, Joel Osório.

Como exemplo dos erros encontrados, podemos citar que a sala que foi preparada para colocar os corpos das vítimas de Covid-19 , que fica muito próximo a cozinha do hospital. O posto de enfermagem foi colocado na porta de entrada e saída do Hospital, o que não é permitido. Além disso, funcionários e pacientes compartilharam dos mesmos banheiros e não existe um vestiário para os profissionais que estão na linha de frente utilizarem para a troca de roupa e vestimenta dos EPIs.

A obra também foi entregue sem projeto básico e sem a assinatura de um engenheiro responsável, o que preocupa a atual gestão, que já está trabalhando para regularizar a parte burocrática e física da obra, sem que haja maior prejuízo aos cofres públicos.

A Equipe da Susam ressaltou que é preciso terminar o quanto antes a obra para que o município possa ter os leitos disponíveis para a população.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Limpeza Pública (Semisp), estão a todo vapor para que o mais rápido possível, essa Ala Exclusiva para internação de pacientes com Covid-19, seja entregue com segurança pelo Prefeito Romeiro Mendonça à população do município.

A Titular da pasta, Dra. Sandra de Lima Braga, informa que: “A empresa contratada ainda não fez a entrega oficial da obra no último dia 04 de maio, parte do forro de uma das enfermarias desabou, também estava havendo infiltração em algumas paredes da enfermaria. É lamentável o descaso, mas o serviço não foi feito com a qualidade adequada. Na terça-feira (5), a empresa contratada esteve no local realizando todos esses reparos.”


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui