BRASIL – O primeiro confronto entre Flamengo e Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil terminou com vitória da equipe carioca, por 1 a 0, mas também deixou uma sensação de que o confronto está aberto.
Nesta quarta-feira (2), no Maracanã, os donos da casa tiveram mais chances de construir um placar maior, mas esbarram em boas defesas de Hugo, emprestado pelo time da Gávea à equipe paulista, e também no travessão, que balançou em finalizações de Bruno Henrique e De la Cruz.
O único que conseguiu estufar a rede no primeiro embate entre os times de maior torcida do país foi o veterano lateral esquerdo Alex Sandro, 33, que marcou no primeiro tempo, no único lance em que o goleiro Hugo não conseguiu brilhar diante do time que o revelou para o futebol.
O dono da meta corintiana fez ao menos três importante defesas nos primeiros 45 minutos, que evitaram uma vantagem ainda maior dos donos da casa. Do outro lado, o goleiro Rossi apareceu somente uma vez, após boa finalização de Rodrigo Garro.
Depois do intervalo, com o confronto mais equilibrado, além dos goleiros, as traves evitaram mais gols. Do lado corintiano, Romero e Matheuzinho tiveram finalizações que esbarram no poste. Pela equipe carioca, Bruno Henrique, de cabeça, e De la Cruz, em cobrança de falta, acertaram o travessão.
Aos 26 minutos, o Flamengo até chegou ao gol novamente, mas Gabigol estava em posição irregular no momento em que desviou para a rede. Verificado pelo VAR, o lance foi anulado.
O confronto de volta agora será no domingo (20), às 16h, em Itaquera, onde os visitantes terão a vantagem de jogar por um empate.
A data do segundo confronto esquentou o clima do embate nos dias que antecederam o primeiro duelo. Previsto inicialmente para o dia 17, o jogo foi adiado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a pedido do Flamengo a despeito do fato de o Corinthians ser o mandante e ter recusado a solicitação.
A equipe carioca se juntou ao Atlético Mineiro, outro semifinalista da Copa do Brasil, para pedir a mudança na data em função da Data Fifa, entre 7 e 15 de outubro, e dos desfalques das equipes com a convocação de jogadores para as seleções sul-americanas. O Vasco, por sua vez, também foi contrário à troca.
Após a publicação da decisão da CBF no sábado (28), Corinthians e Vasco entraram com ações no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em que questionam o adiamento das partidas e pedem o retorno às datas originais.
De acordo com a CBF, as alterações receberam o aval da empresa detentora dos direitos de transmissão da Copa do Brasil, e teriam acontecido em função das datas definidas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para as semifinais da Copa Libertadores –o Atlético-MG enfrenta o River Plate em Buenos Aires no dia 22.
O STJD, por enquanto, ainda não se manifestou sobre as ações apresentadas por corintianos e vascaínos.
Ficha técnica
Flamengo 1×0 Corinthians – Copa do Brasil
FLAMENGO
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Gerson, De La Cruz (Matheus Gonçalves), Arrascaeta (Alcaraz) e Erick Pulgar; Gabigol (Plata) e Bruno Henrique (Michael). Técnico: Filipe Luís.
CORINTHIANS
Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, André Ramalho e Hugo; Ryan (Gustavo Henrique), Charles (Carillo), Coronado (Martínez) e Rodrigo Garro; Romero e Héctor Hernández (Yuri Alberto). Técnico: Ramón Díaz.
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Wilton Pereira Sampaio (FIFA)-GO
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA)-GO e Bruno Boschilia (FIFA)-PR
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA)-PR
Cartões amarelos: Léo Ortiz, Wesley, Erick Pulgar, Gabigol (FLA), Romero, Hugo (COR)
Gols: Alex Sandro (aos 31 minutos do primeiro tempo)