Em 14 dias, Manaus registra mais de 300 casos da febre Oropouche

0
38

Manaus/AM – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou, na segunda-feira (15), que Manaus registrou 326 casos da febre Oropouche em 14 dias.

O Boletim Epidemiológico da doença corresponde ao período de 31 de dezembro a 13 de janeiro de 2024. O documento também mostra dados da dengue, chikungunya, zika e mayaro.

Só de casos suspeito de dengue são 609, sendo 46 confirmados e 549 em investigação. Três casos notificados de zika estão sendo investigados. Já a chikungunya teve oito casos notificados, sendo que sete estão em investigação. Não houve registro da febre mayaro neste ano.

Ainda segundo o boletim, não há mortes confirmados ou em investigação em decorrência de dengue, chikungunya, zika, oropouche e mayaro em Manaus.

Prevenção

A Semsa vem intensificando ações de prevenção e controle durante o período de chuvas, mais propício à infestação de mosquitos vetores das arboviroses. Entre elas se incluem as visitas domiciliares de agentes de endemias, para orientação a moradores e monitoramento de áreas de vulnerabilidade.

É orientado que a população faça ao menos uma vez por semana, uma vistoria nos quintais e no interior das casas, em busca de eventuais reservatórios de água parada, como garrafas, calhas, pneus e vasilhas para animais.

Não é recomendado guardar pneus em área coberta ou fazer o descarte correto do material, e manter sempre tampadas as caixas d’água e vasos sanitários. As piscinas devem ser sempre limpas, mesmo sem uso, com uso do cloro e filtragem periódica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui