Eleições 2024: Ministra Cármen Lúcia vai tomar posse como presidente do TSE nesta segunda-feira (3)

Ela substituirá o ministro Alexandre de Moraes, que conclui seu segundo biênio na presidência do Tribunal.

0
146

BRASIL – Nesta segunda-feira (3), a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, tomará posse como presidente da Corte Eleitoral. A cerimônia ocorrerá às 19h na sede do TSE, em Brasília, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Cármen Lúcia, atualmente vice-presidente do TSE, substituirá o ministro Alexandre de Moraes, que conclui seu segundo biênio na presidência. O ministro Nunes Marques assumirá o posto de vice-presidente na mesma ocasião. Esta será a segunda vez que Cármen Lúcia preside o TSE; ela já havia ocupado o cargo de abril de 2012 a novembro de 2013, tornando-se a 48ª presidente do Tribunal e a primeira mulher a assumir a posição.

O TSE é composto por sete ministros: três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico. A cada categoria de ministros titulares, há um número igual de ministros substitutos.

A posse de Cármen Lúcia ocorre em um contexto político e judicial significativo. Ela assume a presidência do TSE em um período em que o Tribunal está fortemente envolvido em questões cruciais para a democracia brasileira, incluindo a supervisão de eleições e a garantia da integridade do processo eleitoral.

A cerimônia de posse deverá reunir diversas autoridades dos Três Poderes, além de convidados especiais. A presença do presidente Lula destaca a importância do evento e o prestígio da nova presidente do TSE. Este evento também marca a transição do ministro Alexandre de Moraes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui