Covid-19: Saúde alerta sobre período de maior circulação de vírus respiratórios no Amazonas

0
38

Manaus/AM – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da FVS, divulgou um alerta sobre a importância da manutenção das medidas preventivas e de controle contra a Covid-19. O estado enfrenta sazonalidade de vírus respiratórios, que coincide com o inverno amazônico e período chuvoso com duração de outubro até junho.

No período de 12 de novembro a 16 de dezembro de 2023, foram 199 casos da doença no estado, com picos de registro entre 26 de novembro e 2 de dezembro, com 83 casos informados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Do dia 3 de dezembro a 23 de dezembro, o registro de casos passou de 22 para 50 casos semanais.

A diretora-presidente da instituição, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da adoção de medidas preventivas, entre elas a vacinação. A cobertura vacinal contra a Covid-19 do Amazonas é de 72,9% na população contemplada (pessoas com 6 meses de idade ou mais). A meta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde é de 90%.

Vacinação na rotina – A vacinação contra a Covid-19 foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade no Amazonas.

Prevenção – Para redução da transmissão de vírus respiratórios, as medidas preventivas incluem: etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz com lenço de papel ou usar o antebraço para tossir ou espirrar); higienização das mãos com álcool a 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção de ambientes; isolamento de casos confirmados e uso de máscaras de proteção respiratória.

As máscaras são recomendadas, principalmente, para pessoas com fatores de risco para complicações por doenças respiratórias (pessoas com doenças de imunossupressão, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades), em situação de maior risco de infecção por vírus respiratórios, como locais fechados, com aglomeração e em serviços de saúde.

Ainda conforme a nota técnica, as máscaras também são recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios e para proteção de pessoas saudáveis (quando em contato com alguém infectado) ou para controle da fonte de infecção (quando usadas por alguém infectado para prevenir transmissão).

Confira as notas técnicas abaixo:

-pdf-arquivo-download-1280541.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui