Comunidades indígenas do AM recebem doações de máscaras e álcool em gel para prevenção contra Covid-19.

0
53

Mais de cinco mil máscaras e 100 frascos de álcool em gel foram doados para a Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) para combater o avanço do novo coronavírus entre povos aldeados. A doação foi marcada por uma cerimônia nesta terça-feira (7), na sede da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus.

Conforme boletim da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), até segunda-feira (6), mais de 1,7 mil indígenas aldeados no Amazonas já haviam sido infectados pela Covid-19, e mais de 50 morreram com a doença. No total, em todo o estado, já são mais de 76 mil casos confirmados do novo coronavírus e mais de 2,9 mil mortes.

As doações devem beneficiar parte dos 66 povos indígenas de diversas etnias e regiões do Amazonas. Ao todo, 100 mil máscaras devem ser distribuídas aos povos e aos hospitais do interior do estado. Inicialmente, itens serão entregues aos povos do Alto Rio Negro e Alto Solimões.

Para a coordenadora da AMARN, Clarisse Tucano, a ação é de extrema importância. “Sabemos que nós somos considerados grupo de risco por ter baixa imunidade. Essas doações são para nossa proteção, até porque estamos perdendo muitos anciãos, nossos sábios e como essa doação, com certeza, a gente vai estar protegendo e lutando contra a Covid-19”, afirmou.

Os itens, doados por meio de uma parceria entre a plataforma Lady’s Mall e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), serão distribuídos para comunidades indicadas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Segundo a promotora de Justiça, Cley Martins, “foi feito um apanhado com promotores de Justiça que atuam no interior para verificar em quais os locais havia mais necessidade de receber essas doações”.

Segundo o diretor-executivo do INDT, Geraldo Feitoza, o Instituto ficará responsável pela entrega dos materiais, através do projeto Rede do Bem, do Grupo Rede Amazônica (GRAM).

Na cerimônia desta terça-feira, 500 máscaras também foram doadas para a representante do povo Kokama, situado na região do Alto Solimões. A diretora e vice-presidente da Federação do Povo Kokama TWRK do Alto Solimões, Milena Kokama, disse que os itens serão levados para comunidades em Santo Antônio do Içá e Amaturá.

“Essas máscaras vão pra lá, porque meu povo precisa. Quando se trata de doação de máscaras, trata-se de preservar vidas. Nós estamos trabalhando muito com medicina tradicional, mas hoje são 60 kokamas mortos por Covid-19, então nosso pedido de socorro é que nos ajude a evitar um genocídio no nosso meio”, disse.

A cerimônia de entrega dos itens doados foi encerrada com um ritual indígena com representantes de diversas etnias.

–:–/–:–

Indígenas do Vale do Javari, no AM, enfrentam novo coronavírusnull

CORONAVÍRUS

COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui