Amazonas registra crescimento de incêndios em setembro

Amazonas contabilizou mais de 6,6 mil focos de incêndio

0
118

Manaus (AM) – No mês de setembro deste ano, o estado do Amazonas contabilizou mais de 6,6 mil focos de incêndio. Esse número representa um crescimento expressivo, especialmente na região metropolitana.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuou no combate a 6.603 incêndios, sendo que 1.173 ocorreram em Manaus e 5.430 em cidades do interior, com maior concentração na região sul do estado.

“Percebemos uma redução gradual no número de incêndios florestais nos municípios do sul do Amazonas, especialmente na área conhecida como Arco do Foco. Em contrapartida, registramos um aumento das ocorrências em municípios próximos à capital, como na região da Cachoeira do Castanho, em Iranduba , onde atuamos por quase duas semanas para conter o incêndio”, informou o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes.

Desde o início das operações em junho, o CBMAM já enfrentou mais de 19 mil focos de incêndio no estado, com a Operação Aceiro concentrada no sul e a Operação Céu Limpo atuando na capital e áreas metropolitanas. O combate foi reforçado pela incorporação de 200 novos soldados e 53 cadetes, recrutados e treinados pelo CBMAM com o apoio do Governo do Amazonas.

Além do combate direto realizado pelos bombeiros, o Governo do Amazonas tem intensificado o monitoramento e a fiscalização, em parceria com órgãos estaduais de segurança pública e meio ambiente. Mais de 800 agentes, incluindo bombeiros, brigadistas e membros da Força Nacional, estão atuando nas ações de controle dos incêndios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui