CRIANÇAS INDÍGENAS SÃO ENCONTRADAS VIVAS DEPOIS DE 27 DIAS PERDIDAS NA FLORESTA AMAZÔNICA.

0
98

AMAZONAS – Duas crianças de 8 e 6 anos que estavam desaparecidos há 27 dias na floresta amazônica da Comunidade Capanã Grande, interior do município de Manicoré, foram encontradas no final da tarde desta terça feira dia 15. As duas crianças são da etnia Mura, e estavam desaparecidas desde o dia 18 de fevereiro.

As crianças, que saíram para caçar pássaros, prática comum entre os indígenas, e desapareceram. Mobilizando moradores locais, Polícia Militar, Polícia Civil e agentes da FUNAI na tentativa de encontrar as crianças. Até a Polícia Federal foi acionada e aumentou o contingente policial para tentar localizar os pequenos e por se tratar de uma comunidade indígenas.

Três homens chegaram a ser presos e apresentados a autoridade policial em Manicoré sob a suspeita de sequestrar e assassinar as crianças. Mas estas pessoas foram liberados após serem ouvidas. As buscas continuaram e na tarde desta terça feira um extrativista vegetal (serrador de madeiras) encontrou a dupla muito debilitadas com sinais gravíssimos de desidratação.

Este serrador de madeira levou as crianças, de voadeira, para a sede do município aonde receberam os primeiros socorros.

A informação foi confirmada pelo coordenado do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) do Ministério da Saúde, Januário da Cunha Neto, responsável por realizações de ações indígenas naquela região do Capanã. “Foi realmente um milagre de Deus encontrar essas crianças”, afirmou.

Segundo Neto, o desaparecimento das crianças foi comunicado ao DSEI Manaus pelo presidente do Conselho Distrital Indígena do polo-base Capanã, no dia 18 de fevereiro, por meio de um pedido de apoio no transporte de moradores da comunidade para encontrar os dois indígenas.

O caso mais grave, segundo Januário Neto, é da menina, que, assim como o menino, recebe cuidados médicos no hospital de Manicoré.

De acordo com Januário, as duas crianças devem ser transferidas para Manaus nas próximas horas para receberam atendimentos mais especializados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui